segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nossa Senhora de Nazaré - BA


"Festa da padroeira atraiu aproximadamente seis mil fiéis este ano".

A última noite de novena dedicada a Nossa Senhora da Purificação de Nazaré, segundo a estatística de pessoas que participaram ativamente nos últimos anos, o público aumentou, chegando a cerca de seis mil pessoas.

Por conta da restauração no templo da Igreja Matriz, os festejos dedicado a Nossa Senhora da Purificação de Nazaré, foram realizado na capela de Nossa Senhora, conhecida como Igreja de São Roque, cujo a sua Imagem estava presente ao lado no andor durante os novenários de Nossa Senhora.

Segundo a tradição, conta-se que num 2 de fevereiro uma graciosa cachopa se dirigia às margens do Jaguaripe para apanha água. Ocorreu então, em grande esplendor, a aparição de Nossa Senhora da Purificação de Nazaré. A humilde camponesa correu ao povoado, contando o inusitado fato. Os moradores acorreram ao local, ainda envolto em suave frágrancia. A jovem, ajoelhada, pediu à santa que reaparecesse para que todos a presenciassem. A aparição se repetiu com o mesmo esplendor, enchendo os presentes de inefável emoção. As sombrias se sucederam, e o povoado firmou o culto a Nossa Senhora de Nazaré. Aconteceram novas aparições, e as graças se multiplicaram. Daí o local passou a se chamar-se Nazaré, e todo dia 02 de fevereiro comemora-se o dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação de Nazaré.

O ponto alto da festa na última noite de novena, foi um grupo de meninas em trajes de anjos, trazendo a coroa de Nossa Senhora. A coroa foi passada para o padre Carlos Magno que realizou a coroação da Imagem de Nossa Senhora da Purificação de Nazaré, os fiéis emocionados aplaudiram de pé.

Texto: Roque Medeiros, revisão: Milena Figueiredo. Album de fotos

Página semelhante sobre Nossa Senhora da Purificação de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário